top of page

Pedro Saraiva, trabalha com e para crianças e jovens em várias comunidades e culturas. A partir de varias linguagens artísticas como o teatro, a performance, a dança, a instalação e o pensamento. Gosta de criar conteúdos que possam ter um diálogo entre o raciocínio, o corpo, o espaço, a obra e o espetador.

Atualmente é diretor artístico e criativo  da Imaginar do Gigante.

 

Pedro Saraiva, works with and for children and young people in various communities and cultures. From various artistic languages such as theater, performance, dance, installation and thought. He likes to create content that can have a dialogue between the reasoning, the body, the space, the work and the spectator. He is currently the artistic and creative director of Imaginar do Gigante.

Pós graduação em Arte Contemporânea e Licenciatura em Teatro Interpretação e encenação pela ESAP Escola Superior Artística do Porto. Estudou no curso do T.U.P. - Teatro Universitário do Porto, sob coordenação de Isabel Alves Costa. Estudo no Balleteatro Escola Profissional do Porto. Estudou no Colégio de Gaia e Externato Santa Clara no Porto. Trabalhou no ACTO Instituto de Arte Dramática, trabalhou no Living Theatre em Nápoles e no El Cortigo Teatro de Cordoba. Curso de Iniciação ao Cinema de Animação com Abi Feijó. Trabalhou em vários projectos formativos e artísticos em Portugal e no estrangeiro (Itália, França, Mali, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Canadá, França, Bélgica, Espanha, entre outros). Escreve e edita livros para a infância e juventude em vários jornais. Editou pelo Campo das Letras o livro “O Pássaro da Primavera”, com ilustrações de Roberto Chichorro. Editou a Revista QueCena. Editou os livros para a infância “Plouf”, “Areias”, “Duas Casas”, “O Grande Lago”, “Isto é Tudo Inventado”. Escreveu para a Televisão de São Tomé e para o Jornal Nacional Correio da Semana de São Tomé e Príncipe. Foi organizador de vários festivais internacionais de artes performativas. “Corte no Marasmo” Festival de artes performativas (Vale de Cambra), “Trebilhadouro Festival de Artes e Culturas Tradicionais” (Vale de Cambra), “Beijamins Festival de teatro para a Infância e Juventude” (Vila Nova de Gaia e São Tomé e Príncipe), “Festival Nacional de Teatro” (São Tomé e Príncipe). Participou na IV, V e VI Bienal de Arte de São Tomé e Príncipe entre outros festivais. Trabalhou como docente de expressão dramática na Escola Portuguesa, na Aliança Francesa e no Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe. Trabalhou como formador de ensino especial dirigindo vários grupos em terapias expressivas. Trabalhou com a UNICEF em teatro de sensibilização, formando crianças em risco, em vários países de África. Foi encenador e coreografo de vários projetos de teatro e dança no Centro Cultural Português de São Tomé e Príncipe. m 2009 vence o Prémio de Mérito pelo Ministério da Cultura e Educação de São Tomé e Príncipe. Participa como ator no filme “1506 The Lisbon Genocide” de Luís Ismael. Edita a Fanzine “Periscópio”. Em 2024 recebe o prémio melhor performance para crianças, com o projeto O Grande Lago, no Festival Internacional Bitolino, na Macedónia do Norte. Atualmente é diretor artístico da Imaginar do Gigante.

bottom of page